11 de Dezembro de 2017  
Pedrogao 1-0 Sernache
Em Pedrógão de S. Pedro a equipa da casa venceu o ...

Convívio Pedroguense 2010
Pedrógão convive em Oeiras ...

Pedrógão de S. Pedro
ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Rai...

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO - FASE FINAL
Começou com uma grande goleada a fase final do cam...

 
 

História

A freguesia de Pedrogão de S. Pedro está situada na margem direita da ribeira de Taliscas, afluente do rio Ponsul. Dista da sua sede de concelho cerca 10,8 km.
José Manuel Landeiro, na sua obra “O Concelho de Penamacor na História, na Tradição e na Lenda”, revela que é desconhecida a época da sua fundação, bem como a origem da sua denominação. Todavia, e como indica o próprio nome da freguesia, terá, seguramente, derivado da antiga freguesia de S. Pedro, a qual , integrava, juntamente com as freguesias de Santiago e Santa Maria, o quadro de divisão administrativa da vila de Penamacor, no século XVIII, bastante alterado, em pleno século XX, dado aparecer representado através de um número de 12 freguesias.

A freguesia de S. Pedro, ainda, durante o século XVIII, localizava-se na zona intra-muros de Penamacor, o que revela a sua antiguidade. Deste modo, somos levados a concluir que, se a história de Pedrógão deriva da história de S. Pedro, esta última vai ainda buscar as suas raízes mais profundas à própria história da vila de Penamacor. Assim, o povoamento do território de Pedrógão de S. Pedro, deverá remontar, ao tempo dos túrdulos, tendo uma importância relativa no tempo dos romanos, dos godos e dos árabes.

Quando D. Sancho I reconstruiu e fundou de novo Penamacor, por volta de 1189, dando-lhe foral e entregando a antiga vila aos Templários, cujo mestre D. Gualdim Paes a fortificou, Pedrógão veria iniciada a construção da sua história medieval cristã.

O orago da freguesia, S. Pedro, o Príncipe dos Apóstolos, e Cabeça da Igreja, é revelador de um vínculo cristão, fundamental para a construção de toda a sua cultura. Logo no período da reconquista, através da Ordem dos Templários, se fez assinalar, perpetuando-se ao longo dos tempos, pelo menos na arte, até à própria actualidade.

O nome de Pedrógão, veio do latim “Petronius”, talvez o nome do verdadeiro fundador da actual freguesia, tal como aconteceu com outras povoações.





o seu email