11 de Dezembro de 2017  
Pedrogao 1-0 Sernache
Em Pedrógão de S. Pedro a equipa da casa venceu o ...

Pedrógão de S. Pedro
ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Rai...

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO - FASE FINAL
Começou com uma grande goleada a fase final do cam...

Convívio Pedroguense 2010
Pedrógão convive em Oeiras ...

 
 

RANCHO FOLCLÓRICO DE PEDRÓGÃO DE S. PEDRO

 

As denominadas “Filarmónicas de Pedrógão”, no século XIX, fizeram História.
Segundo José Manuel Landeiro, “não obstante as rivalidades existentes entre elas, terminaram por se unirem, formando-se com elementos de ambas uma nova banda.

 

Actuação do Rancho Folclórico de Pedrógão de S. Pedro

Convívio de Pedroguenses

Em Vila Fria - Oeiras

Dia 30 de Junho de 2007

 

I Edição do Encontro de Folclore em Pedrógão de S. Pedro

 A iniciativa, organizada pelo Rancho Folclórico de Pedrógão de S. Pedro, contou com a participação do Rancho Folclórico de Aldeia de Carvalho, de Vila Fria (Oeiras) e do Rancho Juvenil da Casa do Povo do Arganil. Estes percorreram as ruas da freguesia antes de subirem ao palco do recinto de festas, para convidarem a população a assistir ao evento.

Paula Bicho, a presidente da direcção do Rancho Folclórico de Pedrógão de S. Pedro, diz que a organização do encontro representa um esforço para o grupo, cujos meios financeiros são limitados. Mesmo assim conseguiram não só organizar a festa, como ultimamente até renovaram o guarda-roupa que envergam nas actuações, fruto de uma pesquisa feita pelo grupo.

A Junta de Freguesia de Pedrógão de S. Pedro apoia o rancho com a contratação do acordeonista, enquanto que a Câmara Municipal de Penamacor deu uma ajuda para a realização do encontro.

“Com o esforço de uns e outros lá fomos fazendo” diz Paula Bicho, que conta com a carolice dos elementos para manter o rancho activo. Os cerca de trinta elementos ensaiam de quinze em quinze dias e até há quem se desloque de Castelo Branco para participar neles. Mas a presidente da direcção fala com especial carinho dos jovens da aldeia, que apelida de “os meus meninos”. O rancho consegue motivar estes através das saídas para actuações fora do concelho, mas este ano a agenda está menos preenchida.

 





o seu email