11 de Dezembro de 2017  
Pedrogao 1-0 Sernache
Em Pedrógão de S. Pedro a equipa da casa venceu o ...

Convívio Pedroguense 2010
Pedrógão convive em Oeiras ...

Pedrógão de S. Pedro
ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Rai...

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO - FASE FINAL
Começou com uma grande goleada a fase final do cam...

 
 

AS CINCO ERMIDAS

Existiam em Pedrogão, para alem da Igreja Paroquial, mais cinco Ermidas, uma das quais desaparecida, dado que, actualmente existem apenas quatro.

Todas elas são Património Nacional, registadas na Direcção-Geral dos edificios e Monumentos Nacionais e no IPA, Inventário do Património Arquitectónico.

O modo como aparecem distribuidas, em torno da Igreja Paroquial, é curioso, pois revela a formação de uma cruz. As "Ermidas, com a Igreja Matriz ao centro", encontram-se assim distribuidas:

 

 

 

Ao Norte a "Senhora da Graça";

 

 

 

Ao Sul Junto ao Cemitério a do "Espirito Santo";

 

 

 

 

Ao Poente a de "Santo António";

 

 

 

 

Ao Nascente a da " Senhora das Dores";

 

 

Na verdade, para além da representação da cruz cristã, notada no modo como se distribuem as suas actuais quatro "ermidas, sabe-se ainda que Pedrógão se dotava de um Calvário, situado junto à Capela de Santo António.

Restando dessa  artistica obra religiosa, apenas os pedestais, tendo o do meio, em relevo, uma caveira, que encimava duas tíbias, em cruz.

 

A representação da cruz, aparece então, como um motivo, constante, de representação artistica, traduzindo um espirito de formação cultural cristã, que, na pedra ficou registado através do tempo





o seu email