11 de Dezembro de 2017  
Convívio Pedroguense 2010
Pedrógão convive em Oeiras ...

Pedrógão de S. Pedro
ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Rai...

Pedrogao 1-0 Sernache
Em Pedrógão de S. Pedro a equipa da casa venceu o ...

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO - FASE FINAL
Começou com uma grande goleada a fase final do cam...

 
 

DEMOGRAFIA

A área e a população

Especialmente esta ultima, tem nos últimos tempos provocado a desertificação do interior do país. Pedrógão de S. Pedro, não foge à regra, no que respeita à população efectiva a residir, na freguesia.

Esta é uma população essencialmente idosa, pois os jovens procuram no estrangeiro e nas grandes cidades, melhores condições de vida.

Ainda assim e ao contrario de grande parte da beira interior, Pedrógão mantém uma população estável nos últimos anos, que se situa nas sete centenas de habitantes. Tendo em funcionamento uma escola de primeiro ciclo e uma creche. Sinal de que a juventude rareia mas existe.

Antigamente chamava-se paróquia ás comunidades de vizinhos, mas após a lei n.º 621 de 23 de Junho de 1916, passa-se a chamar freguesia. Desde 1830 até ao Código Administrativo de 1936, a freguesia era um agregado ou comunidade de vizinhos, mas após este código, elas passam a ser consideradas uma comunidade das comunidades, ou seja, “ é o agregado de famílias, que dentro do território municipal, desenvolve uma acção social comum”.

Em 1189, quando El Rei D. Sancho deu foral à então vila de Penamacor, já PEDROGÂO, curado anexo à Igreja de S. Pedro de Penamacor que apresenta o Prior della, tinha 150 vizinhos & cinco ermidas. “ Obra de padre António Carvalho Costa” pagina 269 Cap. VII Em 1321 o rendimento da igreja a Pedrógão de S. Pedro era de 60 libras.

No século XVII, a população de Pedrógão era de 150 fogos e 600 habitantes sendo a freguesia mais populosa do concelho, logo após a então Vila de Penamacor.

Actualmente tem uma área de 21.782 Km2 e 721 habitantes





o seu email